terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bahamas, o maior destino turístico do Caribe

As Bahamas são um país-arquipélago na América Central (Caribe). Seu nome oficial é Comunidade das Bahamas, a capital é Nassau, a área é de 13.878 km² e uma população de 323 mil habitantes, o que resulta em uma baixa densidade demográfica de 23 hab./km². A língua oficial é o inglês, mas também fala-se o crioulo. O crioulo bahamiano mescla inglês, espanhol e línguas africanas, trazidas pelos escravos da África levados ao Caribe.
Por ser um país insular, Bahamas possui apenas fronteiras marítimas com o estado da Flórida (EUA) a noroeste e Cuba a sudoeste. A sudeste, há fronteira marítima com o Haiti e com as Ilhas Turks e Caicos, um território britânico. O nome do país deriva de bajamar, nome que significa "mar baixo" em espanhol. Para entender o porque do nome, basta visitar as Bahamas para ver que literalmente a maré é sempre baixa. O Mar das Bahamas e as Muralhas da China podem ser claramente identificados do espaço. O Mar das Bahamas é um dos mais claros do mundo, e é justamente por isso que pode ser visto do espaço.

O país tem cerca de 16 ilhas e mais uma centena de ilhotas menores. A capital das Bahamas, Nassau, fica na ilha de New Providence, que também é a ilha que abriga 2/3 da população. A maior ilha (em área) é Andros, e outras ilhas importantes são Inágua e Grande Bahama. Cerca de 80% da população é negra, 15% são mestiços/pardos, 3% são amarelos, 1,5% são brancos e 0,5% não declaram etnia. O crioulo é a língua materna da maioria da população, e o inglês fica na vida pública.

Na questão política, as Bahamas são uma monarquia constitucional da Comunidade Britânica. A Comunidade Britânica é uma organização entre alguns países de língua inglesa. Os países-membros da Comunidade são administrados pelo rei/rainha do Reino Unido, e o Reino Unido cuida desses países, mas internamente, o governo do país é que age, ficando apenas a defesa e as relações exteriores sob poderio britânico. Alguns países-membros dessa Comunidade são: Fiji, Tuvalu, São Cristóvão e Névis, Dominica, Granada, São Vicente e Granadinas e até mesmo os poderosos Austrália e Nova Zelândia. Com as Bahamas não é diferente, e a Rainha Elizabeth do Reino Unido é a chefe de estado, mas o chefe de governo é o governador-geral das Bahamas, atualmente Arthur Foulkes. O parlamento bahamiano tem 15 membros. A divisão administrativa das Bahamas é feita por 32 distritos, distribuídos entre as ilhas. A ilha de New Providence, onde fica Nassau, é um distrito federal, que inclui Nassau e mais algumas cidades-satélite, assim como o Distrito Federal brasileiro.

Vista panorâmica de Nassau.

A economia bahamiana, uma das mais fortes de toda a América Central é baseada na agricultura, pesca, recursos minerais, bebidas e cigarros, refino de petróleo e claro: o turismo, que é a atividade econômica primária, graças às suas praias de areia branca e o mar cristalino.







Nos esportes, as Bahamas têm um grande potencial, e é uma potência do esporte caribenho, assim como Jamaica, Cuba, Porto Rico, República Dominicana e Trinidad e Tobago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário