quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gana, a terra de Asamoah Gyan




Gana é um país africano, que oficialmente chama-se República de Gana. O país é pouco conhecido, mas após a Copa do Mundo da África do Sul, Gana começou a ganhar o cenário mundial, apresentando o futebol considerado como o melhor da África.

Os primeiros registros de organização política em Gana datam desde o século XV, quando Gana era um grande reino na África, o Reino de Gana. O Reino de Gana era rico em ouro e foi um próspero reino africano. Sua decadência ocorreu em causa do Império de Mali, que tomou a coroa ganesa a de certa forma "substituiu" o Reino de Gana.

Quando os colonizadores europeus chegaram à África, todos os reinos foram tomados e transformados em colônias, com exceção do Reino de Aksum, atual Etiópia. Até mesmo os poderosos impérios do Egito, Cuxe (atual Sudão), Libéria, Reino Zulu (atual África do Sul), Monomotapa (atuais Zimbábue e Moçambique), Ndongo (atual Angola) e Bacongo (atuais Congo e República Democrática do Congo) foram tomados pelos europeus. O Império de Mali não foi exceção, ele foi tomado no norte pelos franceses e no sul pelos britânicos, e isso fez duas colônias diferentes: a colônia de Mali, de soberania francesa, e a colônia da Costa do Ouro, de soberania britânica. A Costa do Ouro recebeu esse nome devido ao comércio de ouro com outros ex-reinos africanos. Em 6 de março de 1957, veio a independência da Costa do Ouro, que voltou a ser o Reino de Gana. Em 1960 foi declarada a república, a até hoje mantêm-se a República de Gana.

A capital do país é Acra (foto ao lado). Acra abriga 7,5 milhões dos 24 milhões de ganeses. Acra está entre as 15 cidades com maior densidade demográfica no mundo inteiro, além de ter a maior densidade demográfica de toda a África.


Quando a questão o idioma, a língua oficial de Gana é o inglês, mas além do inglês, fala-se uma centena de dialetos africanos, sendo que os que se sobressaem são fang, ghaez e mukara. Ainda assim, com 45% dos ganeses falando inglês como língua materna, a língua mais falada em Gana é o inglês.

Para efeitos de divisão administrativa, Gana é dividida em 10 regiões, que são: Upper East, Upper West, Northern, Brong-Ahafo, Volta, Ashanti, Eastern, Weastern, Central e Greater Accra.

O maior rio artificial do mundo, o Rio Volta, fica em Gana, na região do Volta, que dá nome ao rio. O Rio Volta foi "construído" em 1744, quando Gana era a colônia da Costa do Ouro. O rio começa na barragem de Akosombo, em Acra, e vai até a cidade de Yapei, 520 km ao norte de Acra.

A economia de Gana é uma das mais vibrantes da África. Gana exporta minerais e produtos do setor alimentício, destacando-se na área mineral o ouro, diamantes, manganês, bauxita e petróleo, embora que as exportações de petróleo estejam em pequena quantidade. No setor alimentício, destacam-se cacau, batata, mandioca, milho, sorgo, arroz e abacaxi. O turismo e o setor industrial e metalúrgico também contribuem para a economia ganesa. Tudo isto faz de Gana o 9º país mais rico da África, atrás apenas da África do Sul, Seicheles, Líbia, Maurícia, Egito, Cabo Verde, Marrocos e São Tomé e Príncipe. Gana também possui um IDH médio, e sua qualidade de vida é considerada a segunda melhor da África subsaariana continental, atrás apenas da África do Sul. A moeda de Gana é o cedi.

Nos esportes, Gana tem uma grande tradição no futebol e no atletismo. Em todos os Jogos Olímpicos que participou, Gana conseguiu juntar apenas 4 medalhas, sendo 1 prata e 3 bronzes. Mas em Jogos Pan-Africanos, Gana coleciona 128 medalhas, sendo 26 ouros, 38 pratas e 64 bronzes. Na Copa do Mundo, Gana estreou em 2006, na Alemanha, e em sua primeira copa do mundo, chegou às oitavas de final, sendo eliminada pela nossa amada seleção brasileira. Em 2010, Gana ganhou da Sérvia e empatou com a Austrália na fase de grupos. Nas oitavas, surpreendeu ao derrotar os Estados Unidos, e perdeu apenas para o Uruguai nas quartas.

Gana é considerada atualmente a melhor seleção africana. Tal título já passou pela Nigéria, pelos Camarões, e mais recentemente pelo Senegal na Copa de 2002, mas agora esse título cabe a Gana. Seu jogador de futebol mais famoso é Asamoah Gyan, responsável por 3 dos 6 gols de Gana na copa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário