quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Tuvalu: um caldeirão multicultural na Oceania

O país do qual falarei agora é quase desconhecido pelas pessoas, a não ser por alguns poucos que tem interesse em estudar países. Este país não é nada mais nada menos que o singelo Tuvalu, um arquipélago de 9 ilhas na Oceania. Todas as ilhas somam 24 km² e uma população de 11 mil habitantes, o que torna Tuvalu o 4º menor país do mundo (atrás do Vaticano, do Mônaco e de Nauru) e com o 2º menor contingente populacional do mundo, superando apenas o Vaticano de 900 habitantes.

Tuvalu foi uma colônia britânica, até então chamada de Ilhas Ellice. A colônia das Ilhas Ellice mais tarde se uniria com as Ilhas Gilbert, formando a colônia das Ilhas Gilbert e Ellice. Em 1970, as Ilhas Gilbert se tornam independentes e o novo país passa a se chamar Kiribati. Em 1 de outubro de 1978, as Ilhas Ellice tornam-se independentes do Reino Unido, passando a ser conhecidas Tuvalu, cujo nome, originário da língua tuvaluana, significa grupo de oito, simbolizando as oito ilhas que eram habitadas na época.

Nanumea, Nanumaga, Nui, Niutao, Nukufetau, Funafuti, Vaitupu, Nukulaelae e Niulakita: essas são as 9 ilhas que formam Tuvalu. A subdivisão federal de Tuvalu é composta por 9 distritos, que são as 9 ilhas.

A capital do país é Fongafale, localizada no distrito de Funafuti. As línguas oficiais do país são o inglês e o tuvaluano. Toda a população tuvaluana compreende ambas as línguas, e o inglês é a língua da comunicação pública, das situações oficiais e dos documentos do governo e dos cidadãos. Contudo, na casa de um tuvaluano nunca se ouve o inglês, e toda a população fala o tuvaluano como língua materna. A foto ao lado mostra o aeroporto internacional de Fongafale, local que recebe os turistas internacionais.

A economia de Tuvalu é feita à base da exportação de côco, copra, pandano e selos de filatélia, além da indústria pesqueira. Tuvalu ainda conseguiu uma fonte de renda bastante interessante: o seu sufixo de domínio na internet é .tv, e Tuvalu até hoje ganha bastante dinheiro por causa da venda de seu sufixo de domínio para a sigla TV, relativa à televisão.

Quando se fala em cultura, basta dizer que Tuvalu é um caldeirão de culturas dentro de 24 km². Sua variedade cultural começa na língua tuvaluana, singular entre todas as outras línguas polinésias. Na arquitetura, os tuvaluanos preservam ao máximo as construções antigas e mantém a arquitetura nativa, ou seja: casas de madeira com telhado de palha. As flores são presentes no artesanato local, visto que as tuvaluanas são "feras" em produção de cestas e enfeites capilares à base de flores. Os plásticos e as latas de Tuvalu são depositados em um local especial chamado pelos tuvaluanos de "namagu", significando literalmente "depósito". Os plásticos e as latas são depositadas no namagu para que as ilhas não fiquem sujas.

Na religião, 90% da população tuvaluana é protestante.

Quando a questão é política, Tuvalu é uma monarquia constitucional. O chefe de estado do país é a Rainha Elizabeth do Reino Unido, mas na prática, é o parlamento de Tuvalu que governa. O parlamento é de 15 membros, sendo 5 eleitos pela população e 10 indicados pelo parlamento britânico.

Em questão de esportes, o esporte mais popular em Tuvalu é sem dúvida o surf. Em Tuvalu, o surf tem tanto status quanto o futebol tem no Brasil. Além do surf, os esportes mais praticados são o críquete, rúgbi, badminton, ciclismo e futebol, todos praticados como recreações. Tuvalu possui uma seleção de futebol própria, mas não compete na Copa do Mundo pelo fato de que eles não conseguem a classificação. Sua melhor atuação foi ter chegado às quartas de final da Copa das Nações da OFC de 2002, torneio de futebol continental da Oceania. Em 2002, Tuvalu surpreendeu ao derrotar Fiji nas oitavas de final, visto que a nível local, Fiji tem um grande potencial na Copa das Nações da OFC. Nas Olimpíadas, Tuvalu fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Verão de 2008, em Pequim, China. Tuvalu está participando dos Jogos da Juventude de 2010, na Cidade de Cingapura, capital de Cingapura. Apesar de não ter conseguido medalhas em nenhum dos torneios, a atleta jovem Tiaes Tapumanaia, jogadora de badminton, conseguiu chegar na disputa pelo bronze no badminton em Cingapura 2010, mas perdeu o bronze para a Tailândia.

Tuvalu é um país frágil, e ameaçado de desaparecimento. Sua elevação de apenas 5 metros e o aumento do nível do mar abrem uma perspectiva negativa para o futuro de Tuvalu, e hoje fala-se que se não forem tomadas medidas drásticas para travar o aquecimento global, Tuvalu poderá desaparecer, juntamente com outros países como as Maldivas, Ilhas Marshall, Vanuatu, Palau, Samoa e Nauru.

Além de Fongafale, capital e maior cidade do país, outras cidades importantes são Funafuti, Alapi, Vaiaku e Savave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário